domingo, 9 de agosto de 2009

Frases de Clarice Lispector


  • Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca.
  • Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.
  • É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas.
  • Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.
  • Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.
  • Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.
  • Fique de vez em quando só, senão será submergido. Até o amor excessivo pode submergir uma pessoa.
  • Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.
  • Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata.
  • Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
  • Sinto saudades de coisas que nem sei se existiram.
  • Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então.
  • “Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.”
  • "Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos."
  • É curioso não saber dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo".
  • Clarice Lispector

Nenhum comentário: